quinta-feira, 17 de maio de 2012

Vários fatores podem dificultar a perda de peso. Saiba quais.

Por Laiane Cruz
Perder peso nem sempre é uma tarefa fácil. Para muitas pessoas essa dificuldade se torna ainda maior devido a fatores orgânicos ou àqueles relacionados ao estilo de vida da pessoa que quer emagrecer. É o que explica a nutricionista Izana Rios, especialista em nutrição clínica e terapêutica nutricional, e professora de dietética da Faculdade Anísio Teixeira.
Reprodução
Segundo a nutricionista, vários fatores podem favorecer o ganho de peso. “Algumas pessoas sofrem com influências genéticas, tem a questão psicológica, o sedentarismo e mesmo a dieta alimentar. Então, quanto mais fatores associados a pessoa tiver, relacionados ao ganho de peso, mas dificuldade terá em emagrecer”, afirma Izana Rios.
Uma pesquisa divulgada recentemente pelo Ministério da Saúde revelou que quase a metade da população brasileira sofre com a obesidade e o sobrepeso. De acordo com o levantamento, em 2006, 47,2% dos homens e 38,5% das mulheres estavam acima do peso ideal. Agora, as proporções subiram para 52,6% e 44,7 %, respectivamente.
Para Izana Rios, o estilo de vida acelerado da população favorece o aumento da obesidade no país. “O ritmo urbano também impôs às pessoas buscarem por alimentos mais práticos e rápidos, além da própria industrialização de alimentos ricos em calorias e gorduras, que juntas fazem com que as pessoas se alimentem de maneira inadequada, o que também se reflete no ganho de peso”.
E para driblar todos estes obstáculos algumas estratégias são essenciais. A nutricionista ensina que o melhor é realizar mudanças possíveis na alimentação, não diminuir simplesmente o volume, mas a quantidade de calorias a serem consumidas. Aumentar o consumo de frutas, verduras, em detrimento das massas, frituras e doces é o ideal. Praticar exercícios físicos com regularidade também faz parte do time contra a obesidade e o sobrepeso.





Nenhum comentário:

Postar um comentário