quinta-feira, 10 de maio de 2012

LER: DOENÇA DEGENERATIVA

Por Miralda Carvalho

A LER (lesão por esforço repetitivo), é uma doença degenerativa que ataca em princípio os membros superiores, afetando os músculos, os nervos e tendões, causando irritação e inflamação.

Segundo Osmar de Oliveira – ortopedista, já há uma novidade, que será a grande saída para todas as patologia ortopédicas superficiais e em nível de tecidos moles, que é a Mesoterapia; técnica que nasceu e foi desenvolvida na França pelo Dr. Michael Pistor. Ele diz ainda que vê a médio e longo prazo a possibilidade de chegarmos à cura da LER/DORT, que depende de alguns estudos médicos, fisioterápicos e a conscientização dos trabalhadores de como adquirir a LER/DORT.

Uma das causas de aposentadoria e indenização pelas empresas é a Ler, conforme especialistas da área de neurologia, reumatologia e ortopedia.
Seus principais sintomas são: dor, edema e limitação, as quais podem ser classificadas como: de forma grosseira, leve, moderada ou severa e, cada uma delas tem um tratamento diferenciado.
Faz-se necessário hoje, além do tratamento físico instituído, também, apoio psicológico, pois, são comuns patologias de caráter crônico. Com o avanço da doença, surgem novas técnicas fisioterápicas e o uso de órteses, havendo a possibilidade de cura. 

Conforme declaração de Lara Nunes, portadora de Ler/Dort, ela descobriu o problema, sentindo muitas dores no punho e um certo incômodo muscular. Procurando um médico ortopedista, este detectou a Ler em estado avançado. Com tratamento terapêutico e fisioterápico, ela se diz não curada, mas bem melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário