quinta-feira, 17 de maio de 2012

Fazer as unhas no salão pode trazer riscos à saúde

Por Laiane Cruz
Quem não gosta de visitar o salão de beleza e sair de lá com os cabelos lindos e renovados? O mesmo vale para as unhas, que devem estar sempre limpas e bem feitas. Fazer as unhas no salão é uma prática comum entre as mulheres, mas o que no início parece um simples ritual de beleza, também pode trazer riscos imensos à saúde.

Foto: Reprodução| Reinaldo Marques Terra
Como os materiais utilizados pelas manicures e pedicures são coletivos, o ideal é que cada pessoa tenha em mão seus próprios utensílios. Montar um estojo com alicates, empurradores de cutículas, palitos, lixas e até mesmo os esmaltes preferidos custarão menos que contrair alguma doença.
A enfermeira Jamile Campos explica que na maioria das vezes o processo de esterilização dos materiais utilizados pelos salões não é eficiente. “A maioria dos salões possui estufas para esterilizar os materiais, porém elas não são cem por cento seguras. O ideal é que todo salão tenha um aparelho chamado autoclave, este sim mata por completo as bactérias”, afirma a enfermeira.
Ainda de acordo com a enfermeira, quem faz utiliza materiais coletivos em salões pode contrair diversas doenças. As mais comuns são a Hepatite B e micoses provenientes de bactérias nas unhas. A AIDS não é tão comum, porém não se deve ignorar a possibilidades.
A proprietária de um salão de beleza da cidade, Eurides Marques, explica que como a autoclave é muito cara muitos salões preferem comprar a estufa. Por isso, a solução adotada por ela foi ensinar todas as suas clientes a trazer seus materiais de casa, assim ela evitam contrair doenças, outra solução adotada é esterilizar os alicates e espátulas com um produto utilizado por médicos e dentistas nos consultórios, diminuindo ainda mais a incidência de bactérias.
“Quando a cliente resiste em trazer seu próprio material, eu compro e depois cobro o valor aos poucos. Outra medida que eu adoto é presentear a cliente com a lixa e o palito utilizado por ela no momento em que fazia a unha, assim elas saem mais felizes e com a saúde em segurança”, afirmou a cabeleireira.







Nenhum comentário:

Postar um comentário