sábado, 19 de maio de 2012

Projeto de música encanta crianças no interior da Bahia

Por: Rafaela Rodrigues


Em Conceição do Coité, a 200 km de Salvador, o projeto de música Santo Antônio encanta a região sisaleira com sua arte. As crianças que são de bairros periféricos aprendem a tocar instrumentos clássicos como flauta doce, violino, violoncelo. A iniciativa tem contribuído de forma satisfatória para o desenvolvimento na formação educacional de cada uma das crianças envolvidas.
Segundo o instrutor da orquestra, Josevaldo Silva, é muito importante esta ação social, pois os jovens músicos se sentem mais empolgados em ver o seu trabalho reconhecido.
"Os amigos dos alunos do projeto ficam admirados ao ver eles tocando," declarou Josevaldo.
A estudante Letícia Rodrigues, 14, toca violino desde que iniciou a orquestra, em 2009 e acredita que esse projeto pode mudar a vida de várias pessoas, como mudou a dela.
“Antes do projeto eu ficava na rua exposta a diversos tipos de coisas ruins que o ambiente oferece. Hoje sou uma garota totalmente transformada, pois aprendi uma das artes mais importantes do mundo que é a música”, falou Leticia, entusiasmada.
Após destaque em matérias veiculadas na Rede Globo nacional, o grupo conquistou prêmios em quadros como o ‘Agora ou Nunca’ do programa "Caldeirão do Huck". "O caso do Caldeirão foi diferenciado. O dinheiro que recebemos do programa está sendo fundamental para a construção da nossa escola de música," falou Josevaldo.
O maestro explicou ainda que mesmo com a arrecadação financeira do programa, não será possível terminar a construção da sede do projeto musical. "Demos o primeiro passo, mas, a obra esta orçada em mais de 200 mil reais. Precisamos da colaboração de muita gente, além da sociedade coiteense, que já nos ajuda" disse o professor de música.
O autodidata finalizou dando uma mensagem de otimismo para quem deseja usufruir desta arte."Se você não puder aprender, incentive alguma pessoa que tenha esse desejo. A música renova o ser humano. O nosso projeto é apenas uma semente que poderá ainda gerar bons frutos. Não estamos preocupados em formar músicos, mas sim, pessoas de bem," finalizou.
Saiba como ajudar
Deposite qualquer valor no SICOOB (Banco 756, Agência 3017, C/C 15.509-8)
Ou na CAIXA ECONÔMICA (Banco 104, Agencia 1448, Conta Poupança 013.78422-3).
 Essas contas são da Associação de Moradores do Alto da Colina, em Conceição do Coité/BA, com CNPJ número 16.436.065/0001-14.
 A associação tem como finalidade principal desenvolver atividades ligadas a cultura e a arte.
Contatos
Projeto Santo Antônio de Música. Rua Martins Ferreira, S/N, Bairro Alto da Colina
Conceição do Coité - BA CEP: 48.730-000.
Tel. (75) 3262 3176 - 9190 0653 (Tim) - 8146-2599 (Claro)
E-mail: projetosantoantonio@gmail.com
Blog: www.projetosantoantonio.blogspot.com






Nenhum comentário:

Postar um comentário