quinta-feira, 10 de maio de 2012

De alcoólatra á empresário da reciclagem



Texto e fotos
Por Valdenir Lima

Essa é a história de Silvio Gomes Santos, 40 anos, casado, sem filhos, um ex-viciado em álcool (hoje regenerado por força de vontade), que se dedica a recolher materiais recicláveis pelas ruas de Feira de Santana, Bahia (localizada a 109 km de Salvador), para transformar em renda.
Gomes cursou o segundo grau e sonhava cursar faculdade de contabilidade ou economia, por gostar muito de números. O destino lhe reservou outro caminho,  depois de vários tropeços o mesmo descobriu, há sete anos atrás, sua verdadeira paixão, a reciclagem.
Ele cata cerca de trezentos quilos de recicláveis por dia. Entre eles papel, papelão, ferro, cobre, embalagens plásticas de todos os produtos, inclusive de limpeza, alumínio, bronze e todo material que possa ser transformado e reutilizado. “Amo o que faço, só de ver menos lixo no planeta é bom demais, sem contar que garanto meu sustento daqui. Nunca ganho menos de hum mil reais por mês”, comemora.
Carregando um carro (estilo carroça, mas está construindo um triciclo motorizado a partir de uma moto RD 135cc), Silvio vai embalando seu sonho der ser empresário, ele é empreendedor individual. “Estive no Sebrae e já estou inscrito no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), e  contribuo com o  INSS, hoje já posso comprar a produção de outros catadores”.
O único apoio que garante ter recebido na sua jornada empresarial foi da Associação Montepio dos Artistas Feirense, que doou um terreno temporariamente, na rua Cristovão Barreto S/N, onde classifica os materiais e reside atualmente. Silvio é um empreendedor nato, “vou criar uma empresa para empregar várias pessoas na reciclagem, e ser fornecedor direto das indústrias transformadoras”, garante. 
Gomes não participa de nenhuma cooperativa ou associação de reciclagem, mas quem quiser trabalhar como ele neste ramo e não sabe por onde começar, pode procurar a Cooperativa dos Badameiros de Feira de Santana – COOBAFS (que conta atualmente com 55 membros). Segundo a diretora financeira, Cristiane dos Santos Rosa, o candidato vai receber todas as informações, responderá um questionário e se tiver o perfil exigido pode se tornar um cooperado.
Quem quiser mais informações pode acessar:

Telefone:(75)3624-4481

O planeta agradece.


Nenhum comentário:

Postar um comentário