quinta-feira, 10 de maio de 2012

LIXO: PROBLEMA SÉRIO EM FEIRA DE SANTANA


Por Miralda Carvalho

A população de Feira de Santana reclama do acúmulo de lixo deixado nas esquinas da cidade. O povo é responsável pela sujeira, lugar limpo é sinal de povo sadio, conforme o supervisor de resíduos finais, (compactamento e cobertura), do Aterro Sanitário de Feira de Santana.
Segundo Cláudio Vasconcelos, funcionário da prefeitura, quando se fala em lixo, imediatamente vem à mente a lembrança de insetos e animais nocivos à saúde, como: ratos, baratas, moscas e formigas.
Para o supervisor, inexiste o fator educação, visto que a população contribui com a sujeira da cidade. “A sujeira está associada à cultura do povo. Falta  compreensão no sentido de que a cidade limpa traz saúde à população”, disse. Afirmou o mesmo que Feira de Santana entrará na lista das cidades mais limpas do estado, visto que está trabalhando no sentido de mudar o pensamento da população, com orientadores ambientais trabalhando de casa em casa com essa finalidade.
Para Manoel Ferreira, morador do bairro da Conceição II, por ser Feira de Santana uma cidade que recebe gente de todo lugar, gente boa e ruim, ficando difícil controlar onde eles devem jogar o lixo.
A prefeitura faz a parte que lhe cabe que é mandar carros para arrecadar o lixo, agora, “se o povo joga nas esquinas das ruas, sem nenhum respeito aos demais moradores, este já passa a ser um caso de polícia” disse:
Para Raimunda Moreira Braz, moradora no bairro da Conceição II, o carro do lixo passa nos dias determinados. “eu coloco o lixo na porta todo dia porque dentro de casa fica com o cheiro ruim”. Aqui é como se diz: “se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”, então é melhor deixar na porta, mesmo correndo o risco de animal mexer nos sacos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário