quinta-feira, 10 de maio de 2012

INTOXICAÇÃO ALIMENTAR E A FOLIA

Por Lara Lima

A micareta da cidade de Feira de Santana está para começar, aumentando a frequência das refeições fora de casa e o perigo da ingestão de alimentos estragados. De acordo com a Secretária de Vigilância Sanitária de Feira de Santana (SVS), 27% dos casos de intoxicação alimentar entre os anos de 2009 e 2011 ocorreram no período da micareta “Houve um grande índice de intoxicação alimentar relacionados a alimentos como cachorro-quente, churrasquinho e hambúrguer”, afirma a coordenadora da Secretária de Vigilância Sanitária, Kerssia Leal.
Uma das primeiras recomendações de nutricionistas é observar as condições de higiene em barracas ou em outros locais que forneçam alimentos para não ocorrer infecções alimentares “Há uma variedade de produtos de aparência bem duvidosa, então, fique atento. Na dúvida, não compre.”, alerta a nutricionista, Valéria Dias.
Apesar de existir uma inspeção da Secretária de Vigilância Sanitária um mês antes da festa e palestras para os barraqueiros sobre as práticas de alimentação, há um desinteresse por parte dos vendedores “É feito um grande trabalho pela Secretária, mas a conscientização dos vendedores é muito baixa”, relata Graziela Ribeiro Vinhas, engenheira de alimentos da SVS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário