quinta-feira, 10 de maio de 2012

PÁSCOA – RESSURREIÇÃO DE CRISTO

Frequentadores da igreja não sabem o sentido real da Páscoa.

Por Miralda Carvalho
Para o Padre Raimundo de Oliveira, este desconhecimento do povo se dá em função da falta de orientação dos pais; na falta de critérios com que educam os filhos. “Faz-se necessário mostrar aos filhos, desde tenra idade, que Jesus é o ponto de partida de nossas vidas, para qualquer que seja o caminho a seguir”, disse ele.
A Páscoa para os cristãos é uma data comemorativa da ressurreição de Cristo, ou seja, quando Ele passa da morte para a vida.
O significado da Páscoa remonta de eras longínquas, quando do êxodo do povo de Israel do Egito, pelo mar vermelho; a viagem pelo deserto em busca da terra prometida. A partir daí, toda família hebreia deveria comemorar este feito anualmente, para lembrar-se da libertação da escravidão egípcia e do pecado. Daí, dar-se o nome de Festa da Libertação.

Segundo Dom Raimundo de Oliveira, vigário da Paróquia de Santa Luzia, a Páscoa é a data magna da igreja, visto que revivemos e reverenciamos a morte para a vida eterna de Jesus, com a sua ressurreição. Muitas são as datas celebradas pela igreja católica, entretanto, esta é a mais importante. ”A simbolização da morte de Cristo, sensibiliza e muito os cristãos, rememorando a dor e sofrimento de Jesus, que padeceu em prol da salvação de todos”, disse ele.

Conforme o pároco, muitos são os símbolos da Páscoa, mas a do ovo é o mais praticado. O ovo traz a ideia de início de vida, passando assim, a simbolizar a ressurreição, como o nascimento de Jesus para uma nova vida. A igreja aderiu ao coelho, por ser um animal de grande fertilidade. Este é o símbolo mais popular, levando-se em conta o propósito que ela firmou com sua missão de levar ao mundo a palavra de Deus, tornando-se fecunda. Sendo assim, a imagem do coelho traz o simbolismo do poder da Igreja de produzir novos discípulos. Para os cristãos, o cordeiro é o próprio Jesus que foi sacrificado para nos salvar.

Em entrevista a algumas pessoas que estavam dentro da Igreja Católica, umas foram categóricas em afirmar que a Páscoa simboliza o nascimento de Cristo, para outras a Páscoa simboliza o Coelho e o ovo de Páscoa com chocolate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário