quinta-feira, 3 de maio de 2012

Por: Laísa Melo




Projetos do CUCA valorizam o teatro em Feira de Santana


O teatro ainda não tem o reconhecimento que ele merece em Feira de Santana. Mas também deixou de ser desvalorizado. A produção teatral local ganhou um caráter profissional. Acontecem pesquisas, elaborações antes das apresentações dos espetáculos, que é uma reunião de ações. Figurinista, costureira, cenógrafo, técnico de luz estão envolvidos nestes processos.
Segundo Jacy Queiroz,atriz e coordenadora das oficinas de teatro do Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), o público de Feira de Santana já começa a entender que teatro não é brincadeira, e está maior do que nos anos anteriores. E ainda completa dizendo: “ o público feirense ainda não é grande o suficiente para que o ator seja só ator e viva disso. O teatro em Feira de Santana é um dos mais baratos do mundo, com meia promocional de R$10,00, às vezes R$8,00. Isso é uma forma de atrair o público.”
O CUCA oferece oficinas de teatro nos níveis infantil, adolescente e adulto. E tem também oficinas específicas como linguagem, dramaturgia corporal, jogos teatrais. É oferecido um leque de opções à comunidade feirense.
Recentemente dois espetáculos para o público adulto trouxeram para os palcos do CUCA o trabalho de alunos que passaram pelas oficinas: “A Cartomante” e “ O Justo”, do projeto Conto em Cena.
O público infantil também é muito valorizado. Há 8 anos acontece o “Domingo tem Teatro”, que estimula a formação de platéia com peças para os futuros admiradores do teatro. Nos últimos meses, os pequenos se divertiram com os espetáculos”Os Cigarras e os Formigas” e “As Rimas de Catarina”, também encenados por atores que passaram pelas oficinas do CUCA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário