sexta-feira, 18 de maio de 2012

Seca na Bahia ameaça os festejos juninos

Além de deixar cerca de 228 municípios em estado de emergência, a seca ainda pode cancelar o São João em algumas cidades do interior.
Por Alana Nery

A seca que atinge a Bahia está provocando prejuízos na produção agrícola e pecuária do estado e já pode ser considerada a mais intensa dos últimos 47 anos. Até o momento, pelo menos cinco cidades baianas cancelaram as festas juninas e algumas prefeituras declararam que as verbas que seriam destinadas às comemorações, serão revertidas para o combate à estiagem na região.
Segundo as últimas informações divulgadas na segunda-feira (14/05), municípios de grandes referências nessa época do ano, como Amargosa e Cruz das Almas continuam com a programação mantida. Outras cidades como Paulo Afonso e Mairí reprogramaram a grade de atrações para reduzir os custos.
“Não chove desde o ano passado, perdi toda a minha plantação de milho e agora preciso aumentar o preço do que restou para sobreviver”. Desabafa Antônio Souza, morador do Distrito de Irecê e dono de uma barraca na Feira Comercial em Feira de Santana.
O pronunciamento do governador Jaques Wagner sobre essa situação foi o de levantar verbas para solucionar o problema da seca na Bahia. “Primeiro vamos tratar da instalação de poços. Existem poços perfurados ainda não instalados. Também temos o programa de dessalinização que foram liberados seis milhões", disse em entrevista à TV Bahia.
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cordec) estima em 2,6 milhões o número de pessoas afetadas pela estiagem sendo Feira de Santana a cidade mais atingida, com 55 mil moradores diretamente prejudicados pela falta d'água.
O governador e o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, assinaram convênios para a liberação de recursos, que fazem parte do programa Água para Todos, do Governo Federal.






Nenhum comentário:

Postar um comentário