sábado, 10 de outubro de 2009

Alunos da FAT vão a campo

Visita ao jornal A Tarde proporciona aprendizado in loco

Filipe Oliveira

Daniela Cardoso, Kalila Gama, Luilma Freitas, Maryanne Meira, Rebeca Rios, Paulo Silva e Filipe Oliveira foram alguns dos estudantes de Jornalismo, da Faculdade Anísio Teixeira (FAT), que puderam tirar dúvidas e matar a curiosidade de conhecer a redação do Jornal A Tarde, localizado na Avenida Tancredo Neves. A visita técnica ocorreu na última terça-feira (6/10) quando eles tiveram a oportunidade de conhecer, na prática, o trabalho dos profissionais no cotidiano.

Em meio ao barulho intenso típico de um jornal de grande circulação, os alunos receberam informações dos assistentes administrativos, Leandro Santana e Beatriz Silva, além das orientações dos professores Andrews Pedra Branca, Andréa Souza, Lílian Mattos e Nádya Argolo.

A maratona do conhecimento aproximaram os estudantes da redação do A Tarde impresso, A Tarde On-line e da Rádio A Tarde FM. Todos observaram o trabalho de produção dos jornalistas nas editorias de política, cidade, econonia, cultura, segurança e esportes. Segundo Felipe Silva, editor de A Tarde On-line, cada repórter escreve para o seu meio de comunicação. “O repórter que escreve para o jornal impresso não é o mesmo que escreve para o on-line. Mas, em alguns casos, a matéria impressa é utilizada no site, passando por uma nova estrutura redacional, com texto mais enxuto”.

Produção gráfica – Envoltos em um ambiente cinza com a luz branca direcionada para cima, a fim de ter maior fidelidade de cor e nitidez das imagens, a equipe infográfica do jornal, é responsável pelas ilustrações e charges das matérias sem gancho fotográfico. Adenor Primo, editor de imagens, explica que o diferencial do jornal está na utilização de equipamentos de ponta, a exemplo do programa GoodNews e dos computadores Macintosh. Além disso, este é um setor importante devido à tendência mundial no jornalismo de abrir mais espaço para as imagens.

Os visitantes também apreciaram os processos e as fases de impressão do jornal vendo do alto em uma parede de vidro, as rotativas por onde passam o jornal do dia a dia. “Fascinante”, confidenciou Rebeca Rios, intrigada por não estar no meio das máquinas. Por precaução, a diretoria do jornal não permite a circulação na oficina.

Aula prática - “É bom conhecer o processo de produção da informação. Isso nos ajuda a se preparar para o mercado de trabalho”, disse a aluna Kalila Gama ,do 4º semestre. Orientações e dicas foram dadas pelos profissionais presentes na redação foram de grande importância para todos e a âncora da rádio A Tarde FM, Vera Mota, literalmente abriu as portas do estúdio para receber a turma de futuros profissionais que ficaram encantados com a segurança e desenvoltura da radialista, além dos sofisticados equipamentos que possibilitam uma transmissão de primeira qualidade.

2 comentários:

  1. Parabéns Filipe pelo texto!
    Parabéns a todos pelo trabalho que está sendo desenvolvido! Sob novas direções o curso de Jornalismo renasce da letargia que se encontrava. Continuem postando suas notícias e divulgando o blog. Tracem objetivos de visitação e persistam pois vocês já estão atingindo as 1ªs 500 visitações, depois 750, depois 1000... Sucesso para todos!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pela força dada a nossa equipe professor.
    Concerteza depois das 500 visitações virão muito mais.

    ResponderExcluir