sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Preparação para o Verão

Luilma Freitas


A chegada do Verão sempre é muito esperada, mas também é um período de risco para a saúde se não houver cuidados especiais com a alimentação e com a pele das pessoas devido à forte exposição ao sol. Os dias quentes são propícios à curtição em festas e faz com que muitos se animem a praticar exercícios físicos mais intensamente, buscando entrar em forma para aproveitar melhor a temporada. Ao sair de casa os dermatologistas recomendam sempre usar protetor solar até para andar nas ruas ou ir às academias de ginástica.

No entanto, é importante estar bem preparado para aproveitar todas as oportunidades sem ser derrubado pelas altas temperaturas. Atenção especial tem de ser dispensada à alimentação, que deve priorizar a hidratação e, simultaneamente, a correta nutrição.

Cuidados - No Verão, o corpo pede um consumo maior de líquidos para compensar as perdas de água e sais minerais decorrentes da transpiração e do esforço físico. Inchaço, cansaço excessivo, desidratação, fadiga e dificuldade de digestão são algumas das implicações adquiridas por aqueles que seguem, consciente ou inconscientemente, padrões alimentares inadequados.

O primeiro cuidado a ser tomado é o de se alimentar em pequenas quantidades e várias vezes ao dia. O café da manhã deve ser reforçado, com sucos e frutas em abundância. No almoço e o jantar devem ser de refeições leves, verduras e hortaliças de preferência, que são de digestão mais fácil e garante uma maior disposição. Entre as refeições, o recomendado é a ingestão de mais frutas e sucos naturais, a fim de se manter um aporte mais ou menos contínuo de nutrientes ao nosso organismo. Assim é que se prepara para o Verão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário