sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Frente fria deixa o céu nublado em Salvador durante o fim de semana


A previsão é de Chuva em todo estado

Em Salvador e Região Metropolitana, o céu deve ficar nublado a parcialmente nublado, com chuvas moderadas a fracas, de sexta-feira (02) a domingo (04), devido ao avanço de uma frente fria. As temperaturas devem permanecer entre mínimas de 18°C e máximas de 31°C. A previsão foi divulgada nesta quinta-feira pelo Centro Estadual de Meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ).

De acordo com a meteorologista do INGÁ, Maryfrance Diniz, essa previsão é a mesma para as regiões Nordeste, Recôncavo, Chapada Diamantina, Sudoeste e Sul da Bahia. “A frente fria, fenômeno que não é comum na Bahia, que avança sobre o Sudeste do Brasil em direção ao Oceano Atlântico deverá intensificar a nebulosidade, influenciando as condições do tempo em toda faixa centro-leste do Estado”, explica.

Nas regiões Oeste, São Francisco e Norte, principalmente no extremo Oeste do Estado, o céu deverá ficar parcialmente nublado e há possibilidade de chuvas fracas e isoladas. A meteorologista destaca que isso deverá ocorrer em virtude do enfraquecimento da massa de ar quente e seco que esteve atuando sobre o centro-oeste do território baiano nos últimos dias. As temperaturas para essas regiões devem oscilar entre mínimas de 19ºC a 21°C e máximas de 30ºC a 34°C.

Índices de Radiação Ultravioleta

Com a chegada da primavera, os dias permanecem mais ensolarados, aumentando os Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s). Para o período entre 02 e 04 de outubro, estes índices devem variar de 11 a 12. De acordo com Diniz, estes valores fazem parte da categoria “Extremo”, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). “Isso requer cuidados com a pele e os olhos, como por exemplo, a utilização de protetor solar, boné e óculos de sol”, indica.

Maré

Nesse período, a maré alta deve variar de 1,9 a 2,5 metros de altura, atingindo seus máximos por volta das 03h e das 15h. As alturas mínimas deverão ocorrer entre as 09h e 21h, com valores variando entre 0,1 e 0,3 metros. A previsão de ondas indica que elas terão agitação de fraca a moderada, com altura máxima chegando a dois metro.



01/10/09

Ascom INGÁ


Nenhum comentário:

Postar um comentário