quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Alunos de Jornalismo da FAT visitam Museu Casa do Sertão


Maryane Meira

Os alunos do 6° do Curso de Jornalismo da Faculdade Anísio Teixeira, acompanhados da professora Andréia Souza, visitam na próxima segunda-feira, dia 26 de outubro, às 14h30, o Museu Casa do Sertão / Centro de Estudos Feirenses um dos órgãos responsáveis pelo desenvolvimento da política cultural da Universidade Estadual de Feira de Santana, que mantém uma atuação marcante no fomento e difusão da cultura local e no resgate, preservação e valorização da cultura popular.

Construído no campus universitário, em 1978, pelo Lions Clube de Feira de Santana e doado à Universidade, o Museu conta, inicialmente, apenas com uma sala para exposições temporárias, uma outra para a exposição do acervo permanente e com uma pequena biblioteca. No espaço da casa os alunos vão visitar as salas do Artesanato (Acervo Iconográfico), Eurico Alves Boaventura (Acervo do Couro), Dival da Silva Pitombo (Exposições Temporárias) além do Núcleo de Literatura de Cordel, este em implantação, assim como o Pavilhão Anexo que abriga peças de grande porte.

Espaços - O Museu possui um acervo iconográfico, com 1.169 peças em couro, cerâmica, metal, madeira, fibras e matrizes de xilogravuras. Muitas dessas peças, ainda hoje, estão associadas à maneira de ser do povo nordestino. Esse acervo encontra-se, diariamente, aberto à visitação pública.

Além do acervo iconográfico, o Museu possui uma discoteca de músicas sertanejas e biblioteca especializada em diversas áreas do conhecimento sobre Feira de Santana e região, dando-lhe um perfil voltado para a cultura popular e regional. O Museu possui, ainda, um acervo de Literatura de Cordel, com aproximadamente 2.400 exemplares, de autores clássicos e modernos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário