segunda-feira, 26 de outubro de 2009

II Prêmio ESMPU de Jornalismo Universitário


Luilma Freitas


As melhores reportagens sobre a atuação do Ministério Público da União (MPU) produzidas por estudantes de jornalismo que estejam regularmente matriculados em instituições de ensino superiores públicos ou privados, reconhecidos pelo Ministério da Educação, podem ser premiadas e mais, reconhecidas pelo seu valor humano e social. As matérias concorrentes devem ser sobre a ação dos Ministérios Públicos Federal (MPF), do Trabalho (MPT), Militar (MPM) ou do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e serão avaliadas de acordo com critérios como atualidade do tema e gancho jornalístico, relevância, profundidade da abordagem, qualidade técnica da forma e conteúdo, entre outros.

O Prêmio pretende estimular a produção de matérias sobre qualquer um dos ramos do MPU para, com isso, levar ao público com informações precisas e relevantes sobre a instituição. A idéia é esclarecer a sociedade sobre as atribuições e competências do órgão e aproximá-lo do cidadão. O melhor trabalho de cada região brasileira (Sul, Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste) receberá R$ 5 mil. O segundo colocado de cada região receberá R$ 3 mil. Os vencedores participarão de solenidade de entrega do prêmio em Brasília (DF). A ESMPU vai custear passagem e hospedagem dos vencedores que não moram na capital do país. O terceiro colocado de cada região será condecorado com menção honrosa.

Os participantes deverão encaminhar a ficha de inscrição para a Escola Superior do Ministério Público da União até o dia 29 de janeiro de 2010, junto com a cópia dos trabalhos. As matérias jornalísticas concorrentes (reportagens e entrevistas) deverão ser produzidos e veiculados em jornais-laboratório de universidades públicas e privado no ano de 2009. Mais informações podem ser disponibilizadas no site: www3.esmpu.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário