quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Aumenta o número de jovens envolvidos com o uso de drogas

"O craque"

Paulo Silva


É cada vez maior o número de jovens, envolvidos com o uso ou tráfico de drogas e diariamente é noticiado nos jornais em todo o Brasil manchetes de jovens presos ou mortos por causa do envolvimento com entorpecentes.

Na última década com o surgimento do crack, uma droga barata e feita com a sobra da pasta da cocaína misturada com soda caustica, o consumo aumentou consideravelmente, o crack além de deixar o usuário dependente mais rápido do que as outras drogas têm a venda mais fácil, com isso aumentando o número de jovens dependentes.

Como nem sempre os usuários têm o dinheiro para manter o vício, resta então o mundo do crime: pequenos furtos em casa, logo em seguida começam os pequenos assaltos e até mesmo grandes roubos para pagar débitos contraídos nas bocas de fumo.

Dependência - Uma pesquisa realizada pelo Centro de Recuperação Nova Vida, entidade que acolhe jovens dependentes, mostrou que o uso de drogas está pouco relacionado com a violência e a criminalidade. Segundo a pesquisa, a violência cresce devido ao estresse diário, a correria do dia a dia e as pessoas tornam-se cada vez mais egoístas e autoritárias, afirma o pastor André Oliveira, responsável pelo Centro.

No Brasil há uma discurssão sobre a legalização da maconha, um tema polêmico e que evolve muitos tabus a respeito, mas para alguns cientistas políticos se no Brasil houvesse a liberação da maconha, a violência e os furtos relacionados com o trafico de drogas iriam diminuir sensivelmente, já que os usuários não necessitariam recorrer aos traficantes e ao sub mundo das drogas para conseguir comprá-la.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, um sociólogo de grande prestígio mundialmente, acredita que a liberação da maconha seria um passo importante para diminuir o poderio dos traficantes e conseqüentemente a violência entre os jovens.

Entre outras opiniões estão também a de alguns educadores, que acreditam que a educação seria a única solução para acabar de uma vez com essa onda de violência e o uso desenfreado de drogas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário