sábado, 7 de novembro de 2009

Modelo de bom jornalismo

Foto: Jorge Magalhães

Vladimir Ramos fala para alunos da FAT sobre a profissão


Determinação nas escolhas feitas e amor à profissão de jornalista são algumas das muitas marcas que o chefe de Reportagem da TV Subaé, Vladimir Ramos, deixou transparecer para a turma do 6° semestre do Curso de Jornalismo, da Faculdade Anísio Teixeira (FAT), durante uma entrevista coletiva que concedeu para os alunos na noite desta quinta-feira, dia 5. Ele falou para os futuros colegas acompanhados da professora Nádya Argôlo, que ministra da disciplina Oficina de Jornalismo Impresso e a coordenadora do curso, professora Marly Caldas.

Vladimir, nascido em Rezende, no Estado do Rio de Janeiro, circulou por vários estados e cidades do país sempre atuando na profissão que escolheu: o jornalismo. O resultado dessa sua experiência nos 20 anos de profissão na área televisiva, tendo rápida passagem por uma rádio, um jornal impresso e uma assessoria de imprensa, serve de experiência para mais uma atividade, a de professor de Telejornalismo, no Curso de Comunicação Social na Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF).

Aos alunos, o jornalista respondeu uma série de perguntas sobre como é atuar em televisão, contou passagens emocionantes e até perigosas da sua vida profissional, das opções que precisou fazer, inclusive, se afastar do seu “porto seguro”, ou seja, da sua família, que reside em Rezende (RJ) e das escolhas que sempre fez para atuar na área televisiva.

Para os futuros jornalistas, Vladimir aplicou uma injeção de ânimo quando perguntado sobre a cassação do diploma do Jornalista pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Ele afirmou que as empresas sérias de comunicação não vão abrir mão de ter em seu quadro profissionais que passaram pelas academias e, portanto, reúnem maior qualificação profissional. E aconselhou: “Aproveitem o máximo que vocês puderem das faculdades porque só assim vocês, na prática, poderão desenvolver o bom jornalismo com ética e competência”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário