segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Alegria, tradição e comércio representam o Tomba

O tomba é formado por vários conjuntos habitacionais, que sintetizam o poder econômico e as tradições do municipio de Feira de Santana

Bairro cresce mas não perde as tradições

Kalila Gama

Localizado na zona sul de Feira de Santana, a 2 km do centro, o Bairro Tomba é hoje um dos maiores da cidade, com área de 6.939.469,31 m², formado por onze conjuntos habitacionais. È sem sombra de dúvidas, o logradouro mais populoso da cidade com 45.034 moradores, que se reconhecem pela alegria, tradições populares e pelo forte comércio.

Muitos negros, pessoas pobres, pequenos comerciantes, oriundos do município de São Gonçalo, abrigaram-se no Tomba no início de sua constituição. Por essa razão, o bairro foi apelidado Morro do Macaco. Porém, com a implantação do Centro Industrial do Subaé – CIS, em 1970, esse termo foi esquecido.

Com a modernização econômica do bairro, o Tomba passou de periferia a centro. Hoje é identificado por seu comércio forte e pela manutenção das tradições culturais, como a feira livre, grupos de afoxé, blocos micaretescos e pelos festejos em datas comemorativas como o 2 de Julho, Dia da Independência da Bahia além das quadrilhas juninas e reisados à moda antiga e outros festejos.

Alegria - Além desses aspectos identitários, os moradores, entendem que a alegria é o elemento que mais simboliza o bairro. “Eu vivo do comércio no Tomba, vendo pano de parto e chaleiras de café, portanto, é um lugar que tem lazer e trabalho”, destaca a vendedora Ângela Pereira, 35, moradora do bairro há 14 anos.

A mesma impressão tem Eulenir Pereira, 53, moradora do bairro há 21 anos. “Morar no Tomba é interessante, pois aqui tudo que se precisa se tem”, constata.

O sentimento de pertencimento e de contentamento pelo bairro pode ser representado pela expressão da moradora Cristina Santos, 27 anos. Residente no Tomba há 10 anos ela afirma, usando o bordão de uma personagem de um programa de humor da TV brasileira. “Morar no Tomba é Mara....!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário