quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Carro voador poderá estar no mercado em 2010


João Paulo Valadares


Filmes de ficção científica e desenhos animados estão repletos de carros voadores. Mas, nesse campo, a realidade tem sido decepcionante e os fabricantes de pneus parecem poder dormir tranquilos, com seu mercado garantido ainda por vários anos. Os cobradores de pedágio - que volta e meia também tapam alguns buracos - também parecem ter receita garantida por muito tempo.

Graças à sua praticidade, o engenheiro israelense Rafi Yoeli afirma que seu carro voador estará à venda em 2010. O projeto é tão promissor que sua pequena empresa, a Urban Aeronautics, já está na mira da poderosa Bell Helicopter. Os helicópteros são excelentes, mas aqueles enormes rotores expostos não os tornam adequados para uso urbano. É daí que vem o nome da empresa de Yoeli, que propõe a criação de uma aeronáutica urbana.

Tecnicamente o novo carro voador é um helicóptero com as asas escondidas - lembrando que aquilo que comumente se chama de hélice nos helicópteros é na verdade uma asa rotativa. O carro-voador-helicóptero de Yoeli ainda está na fase de protótipo, não tendo sequer feito um voo real. Mas ele prevê que, quando pronto, seu veículo poderá decolar verticalmente, voar a velocidades acima de 200 quilometro por hora e em altitudes de até 3.500 metros. Por que ninguém pensou nisso antes? Talvez muita gente já tenha pensado, mas a simplicidade muitas vezes mina a fé dos inventores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário