sábado, 7 de novembro de 2009

Céu ensolarado na maior parte do Estado durante o fim de semana

Clécia Rocha

No Recôncavo baiano, incluindo a cidade de Salvador e região metropolitana, de sexta-feira (6) a domingo (8), o céu deve permanecer com poucas nuvens, mas há a possibilidade de ocorrer chuvas fracas em áreas isoladas, ou seja, em algumas áreas da capital, decorrentes dos ventos úmidos que sopram do Oceano Atlântico. As temperaturas para essa região devem variar entre mínimas de 22°C e máximas de 31°C. A previsão é do Centro Estadual de Meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ).

Nas regiões Norte e Nordeste da Bahia, o céu deve permanecer claro. Já na região da Chapada Diamantina e faixa centro-norte das regiões Sudoeste e São Francisco do Estado, a previsão é de céu parcialmente nublado a claro, com a possibilidade de chuvas fracas e isoladas.

De acordo com o meteorologista do INGÁ, Heráclio Alves, uma intensa massa de ar quente e seco que atua sobre o Nordeste brasileiro deve influenciar as condições de tempo. “Essa massa de ar deve continuar inibindo a formação de nuvens de chuvas na maior parte dessa Região”, explica.

No Oeste baiano e faixa centro-sul das regiões Sudoeste, Sul e São Francisco a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado, com chuvas fracas. “Estas chuvas serão mais frequentes no final da tarde e durante a noite, devido à associação entre as temperaturas em elevação e a umidade vinda da Amazônia”, explica o meteorologista..

As temperaturas mais elevadas do Estado, com máximas de até 34°C, estão previstas para as regiões Norte e Nordeste. Já as menores temperaturas deverão ser registradas nas regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste, com as mínimas chegando aos 17°C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário