terça-feira, 17 de novembro de 2009

Dia de festa e aprendizado no Pouso da Palavra

Alunos de jornalismo da FAT visitam espaço cultural em Cachoeira

Texto: Rebeca Rios

Fotos: Maryanne Meira

Os alunos do 40 semestre do Curso de Jornalismo da Faculdade Anísio Teixeira (FAT), visitaram no último domingo, dia 15 de novembro, o Espaço Cultural ‘Pouso da Palavra’, do poeta, jornalista, fotógrafo e publicitário Damário DaCruz. A professora, Nádya Argôlo, da disciplina ‘Agência de Notícias’, acompanhou os alunos nessa programação acadêmica explicando sobre as opções culturais que a cidade oferece, já que neste dia estava sendo finalizada, com grande concentração popular, as celebrações da Festa de Nossa Senhora da Ajuda, que começaram no dia 7.

No ‘Pouso da Palavra’, localizado na Praça da Aclamação, em um sobrado de mais de 200 anos, totalmente reformado pelo poeta, os alunos puderam conhecer os pôsteres poemas, como o mais premiado, intitulado “Todo Risco” traduzido em mais de 50 países. Os alunos também se encantaram com as fotos de Damário retratando pessoas e lugares de vários países do mundo, além de livros de poesias e poemas que tomam conta de todo o espaço do Pouso.

Um detalhe que chamou a atenção do aluno Filipe Oliveira foram os rádios antigos, radiolas e gramofones, peças que ele não conhecia. Kalila Gama também adorou ver as máquinas de datilografia de dois séculos atrás, além das de fotografias bem antigas e até de filmagens.

Já Rebeca Rios achou importante o poeta Damário Dacruz disponibilizar o espaço do ‘Pouso’ para que artistas plásticos de Cachoeira e das cidades vizinhas como São Félix e Muritiba, possam expor seus trabalhos e serem reconhecidos pelos visitantes, principalmente, os turistas estrangeiros que adquirem as peças pela vivacidade das cores expostas nas telas com a arte do recôncavo.

A aluna Maryanne Meira conheceu no espaço o artista plástico Pirulito e admirou muito os seus quadros: “São alegres, festivos, cheio de cores”, falou, enquanto sua colega Daniela Cardoso gostou de saber que aos sábados, o ‘Pouso da Palavra’, promove no jardim interno da casa um encontro com artistas chamado “Samba e Poesia”, onde músicas e poemas são apresentados por artistas da cidade e convidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário