quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Vladimir Ramos: 20 anos de histórias no jornalismo,Ao falar para os alunos da FAT o profissional contou aventuras do ofício

Solange Machado

Em entrevista concedida na Faculdade Anísio Teixeira (FAT) para a primeira turma de Jornalismo da instituição, egresa em 2006, o jornalista Vladimir Ramos, chefe de Reportagem da TV Subaé e professor universitário de Telejornalismo da Universidade destacou alguns aspectos positivos e negativos da profissão. Na oportunidade ele contou as boas e más experiências vivenciadas por no decorrer de sua carreira.

Profissionalismo - Ramos fez questão de compartilhar suas experiências com os seus futuros colegas de trabalho riscos e situações delicadas inerentes a esta profissão, que requer tantos cuidados, como veracidade, objetividade e imparcialidade, ao explanar informações que levam o expectador a reflexões e, consequentemente, a transformações sociais. Ele exemplificou em sua explanação os empecilhos e conveniências patronais que cercam a missão jornalística, inclusive, as que o levou a mudar de cidade devido a algumas ameaças decorrentes de denúncias, por ele feitas em algumas de suas matérias.

O jornalista comparou a relação de risco e benefício em se envolver com assuntos de cunho investigativo e orientou os alunos que já estão no fim do 6º semestre a investirem no conhecimento pessoal e na autodidática, aproveitando o máximo que a instituição oferece, e buscar outras fontes de conhecimento, justificando que a gama de saber além de uma faculdade ou universidade é imensa.

Nascido em Rezende, no Rio de Janeiro, Ramos percorreu pontos do país, em diversos estados nos seus 20 anos de profissão, buscando oportunidades de ascensão em sua carreira profissional, focada no âmbito televisivo. Afirmou que está contente com o seu trabalho em Feira de Santana, embora almeje crescer mais, mesmo que seja necessário mudar novamente de estado, além de fazer mestrado na área. Ele demonstrou saudosismo quanto aos familiares e amigos que teve que se distanciar devido à escolha de sua carreira profissional, ressaltando que tem como sonho apresentar telejornais da sua cidade, para que seus amigos e parentes possam acompanhar o seu trabalho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário