quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Atividades físicas fazem parte da rotina dos feirenses

Solange Machado

Feirenses estão lotando as academias de ginástica e circuitos esportivos em busca de melhor qualidade de vida.

Grande parte das doenças estão relacionadas a falta de imunidade sistêmica, que é típica de pessoas que trabalham em demasia e não priorizam a saúde física. Uma das alternativas para amenizar essas doenças é buscar alternativas para promover o bem-estar físico. Assim, inicia-se a caminhada para uma melhor qualidade de vida nas academias e circuitos esportivos de Feira de Santana.

Os exercícios físicos contribuem para fortalecer o organismo, preparando-o para reagir às diversas doenças, inclusive psicossomáticas. Diante desse contexto, surgiram várias academias na cidade, que investem em várias modalidades que ajudam a manter o bem-estar. Observa-se também logo ao amanhecer e ao anoitecer, centenas de jovens, adultos e idosos caminhando ou correndo nas principais avenidas da cidade, locais que já estão sendo adaptados pela prefeitura municipal, como circuitos esportivos para a população. Como benefício os esportistas e alunos das academias eliminam calorias, ficam em forma e ainda conseguem mais disposição para trabalhar, diminuindo assim a ansiedade e as tendências depressivas e se animam a realizar outras atividades.

De acordo com o clínico Doutor José Oliveira, atividades como musculação, natação, hidroginástica, aero jump ou dança, dentre outras, liberam uma substância química no cérebro chamada Endorfina, que é responsável pelo bom humor, controle emocional e sensação de bem-estar. Além de contribuir para o metabolismo físico na eliminação de radicais livres e substâncias indesejáveis ou em excesso pelo organismo, através do suor e da urina. Visto que, quem soa mais, ingere maior quantidade de líquido e o elimina arrastando tais elementos indesejáveis.

Para a professora de educação física, Amanda Santos, a busca pelas atividades esportivas vem aumentando bastante nos últimos quatro anos, estudo que a mesma observou em trabalho de pesquisa na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). A professora analisa que “os feirense estão mais educados e atentos em relação a saúde, tanto física, quanto psíquica, acompanhando uma tendência globalizada”. O custo mensal individual das atividades físicas no município fica em média por R$ 50,00, mas varia de acordo com o horário, a modalidade praticada, a academia escolhida e o acompanhamento de um personal trainer. Algumas academias oferecem descontos para estudantes. E mesmo com pouco dinheiro, as pessoas podem buscar uma melhor qualidade de vida; comendo frutas, verduras e bebendo no mínimo bastante água diariamente. Essas são boas alternativas para se ter uma boa saúde. É importante o acompanhamento do professor especializado e realizar as atividades físicas em academias confiáveis e devidamente registradas no Conselho Regional de Educação Física. Estas, possuem profissionais da área de Educação Física, que estão aptos a indicar cada exercício, de acordo com as necessidades e resistência física de cada indivíduo. É imprescindível também a análise de exames médicos, que incluem avaliação cardiológica e sanguínea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário