terça-feira, 23 de novembro de 2010

Educação no campo: sinal de progresso positivo

Airam Costa

Por meio de projetos pedagógicos voltados para o desenvolvimento dos estudantes como Leitura e Escrita e Reforço Escolar, escolas do campo no município de Teofilândia, estão desenvolvendo ações que auxiliam no progressivo avanço da aprendizagem dos indivíduos que constituem sua rede de ensino. Segundo avaliação do IDEB 2010 – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, os alunos do campo tiveram nota superior obtendo 3,4 enquanto os alunos da zona urbana obtiveram 2,6.

“A escola é o espaço em que os indivíduos desenvolvem suas ideias e aprimoram seus conhecimentos”, afirma, Nilson Santos, secretário de educação do município de Teofilândia. Em concordância com o secretário, o professor de matemática, Fernando Souza diz que, “projetos que valorizem e enriqueçam a aprendizagem dos indivíduos são importantes como ferramenta significativas para termos resultados positivos posteriormente, e ampliar a imagem da escola como exemplo de bom trabalho”.

A Escola Municipal Ana Oliveira é um dos exemplos de grupo de ensino no campo que promove ações para o positivo desempenho do alunado. A escola obteve nota no IDEB de 3,4 que a classificou como melhor escola dentre as demais da rede do município de Teofilândia. “A nossa escola se preocupa em desenvolver um trabalho significativo, para o bom desenvolvimento dos alunos e, para que eles possam lidar com situações-problema e intervir se necessário na sociedade”, comenta Elizangela Oliveira, coordenadora pedagógica.

A educação no campo sempre foi um caminho para o desenvolvimento social. Os indivíduos aprimoram seus conhecimentos e o contanto com o meio de torna relevante e significativo quando possuem embasamento educacional. Os grupos de indivíduos têm como base para o progresso educacional a própria família – que orienta seus integrantes com noções necessárias para o convívio em sociedade. “O ambiente escolar nos ensina a compreender a sociedade e a desenvolver nosso pensamento”, afirma a aluna do Colégio Ruben Nogueira, Patricia Ferreira.


Vários projetos são pensados para o melhoramento da educação no Brasil e, principalmente no campo. O CAT – Conhecer, Analisar e Transformar e o PROJOVEM, por exemplo, são ações dos governantes, pensadas para diminuir o número de defasagem no ensino aprendizagem. “A escola é o lugar onde nós podemos aprender a viver e a conhecer muitas outras coisas”, comenta a aluna da Escola Municipal Ana Oliveira, Tais Mendonça.

“Os projetos emergem como instrumentos auxiliadores ao trabalho docente. Eles ajudam a desenvolver um trabalho benéfico e positivo. Porém, seu resultado só se dá de forma significante quando é realizado com parcerias”, afirma Rita de Cássia, diretora da Escola Ana Oliveira. Em conformidade comenta o professor da rede de ensino da zona urbana, Meirizângela Mota, “As escolas do campo tiveram nota superior que as escolas da zona urbana, pelo fato de pensarem em ações coletivas que buscam o ensino aprendizagem de qualidade, visando minimizar as dificuldades dos indivíduos”,

Na Escola Municipal Ana Oliveira é realizado às sextas-feiras e aos sábados o projeto PROJOVEM – que tem como principal objetivo regularizar a escolarização defasada de indivíduos, principalmente, do campo. Os professores do projeto pensam em ações que auxiliem os alunos a desenvolverem seu conhecimento. O projeto conta com o apoio da comunidade e tem como parceiro a Prefeitura Municipal de Teofilândia.

“Além de melhor acessibilidade dos educandos à escola, as instituições do campo tem uma importante papel, que é o de valorizar, criar melhores raízes e o resgate das manifestações culturais regionais desta modalidade de humanidade. Isso não implica na desassociação dos avanços em que a sociedade contemporânea vive, mas visa acima de tudo a realização desta ponte sem deixar que suas heranças culturais e comportamentais entrem em extinção”, comenta Varney Mota, professor da Escola Ana Oliveira.

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