terça-feira, 16 de novembro de 2010

Renovando práticas educacionais

Airam Costa

Por meio de campeonato esportivo, escolas como a instituição de ensino Ana Oliveira, localizada no município de Teofilândia, desenvolvem novas formas de estimular o ensino-aprendizagem e dispertar nos educandos o interesse em participar das propostas pedagógicas. Durante o mês de outubro e neste mês de novembro, algumas atividades esportivas como (futebol, voleibol), estão sendo realizadas como incentivo para o melhoramento do desempenho educacional dos alunos.

Segundo o aluno Sidjonathas dos Santos Araújo, os esportes são relevantes para o desenvolvimento do seu raciocínio e aprendizagem, além de auxiliar no desenvolvimento do corpo. “A prática de esportes pode servir como incentivo para o desenvolvimento de atividades”, comenta. Em conformidade a professor de Educação Física, Edvan Ferreira afirma que, os esportes além de manterem o corpo em forma, servem também para auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem sensório motor.

As atividades esportivas desenvolvidas nas escolas têm envolvido todo o corpo discente. Os jogos esportivos são variados e exigem empenho dos alunos. Sob a coordenação da professora Susana Gonçalves Queiroz, na Escola Ana Oliveira, as turmas envolvidas competem entre si. O campeonato de jogos esportivos, foi inserido na escola como proposta pedagógica dos professores de Educação Física.

“A prática de esportes é relevante para o ensino aprendizagem, pois além de sensibilizar as pessoas a conviverem em grupo, estimula o físico, o psicológico e a coletividade”, diz Rita de Cássia Mota Ferreira, diretora da Escola Municipal Ana Oliveira. Em conformidade, a aluna Jacy Moreira afirma que os esportes servem para auxiliar no crescimento do corpo e para o melhoramento do desempenho escolar, além de servir como momento de descontração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário