terça-feira, 23 de novembro de 2010

PROCON alerta consumidores sobre empréstimos consignados

Solange Machado

A Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor de Feira de Santana (PROCON) alerta para os riscos na adesão de empréstimos, especialmente os consignados que são bastante atrativos, devido às propostas de juros abaixo do percentual do mercado. Essa modalidade de empréstimo é concedida aos funcionários públicos e pensionistas, por não possuir o risco de não-pagamento.
A diretora do PROCON de Feira de Santana, Adriana Assis informou sobre as diversas “pegadinhas” que tal modalidade de crédito oferece. O exemplo de informações incompletas sobre as reais condições do empréstimo. Para evitar problemas e reivindicações posteriores, a coordenadora enfatiza que os consumidores devem ler atentamente o contrato antes de assinar, e em caso de dúvida, procurar esclarecimentos de alguém que entenda mais sobre o assunto, como um advogado ou algum parente ou amigo que entenda de normas contratuais. Visto que o consumidor tem o direito de pedir uma cópia do contrato para análise antes mesmo de se decidir sobre os serviços prestados pela agência financiadora. É importante que os contratantes não deixem nenhum espaço em branco nos contratos, devendo estes, ser preenchidos com riscos à caneta, para evitar que seja acrescida alguma taxa ou cláusula em que o consumidor não esteja ciente.
Os empréstimos consignados só devem ser feitos em casos de extrema necessidade, por se tratar de um investimento em que o consumidor geralmente não vê o resultado mensalmente. Pois o dinheiro do empréstimo, uma vez gasto, tende a ser esquecido, assim comprometendo a renda do consumidor. Os aposentados e pensionistas, por terem amparo legal para adquirir empréstimos a juros mais baixos do que o mercado propõe, acabam aderindo com maior entusiasmo aos empréstimos, permanecendo endividados e sem condições de investir nas prioridades mensais. Conseqüência de terem sido atraídos por funcionários das agências financeiras que abordam os pedestres por todo o centro da cidade.

Outras modalidades de empréstimo

Para os não-aposentados que aderem a outras modalidades de empréstimo, é interessante que se faça antes uma pesquisa de mercado antes de contratar algum agente financiador, porque há uma diferença muito grande entre os valores das taxas cobradas mensalmente, além de outras taxas que são inseridas por algumas empresas financiadoras e por outras não. O consumidor precisa ter consciência que é muito arriscado comprometer mais de 30% do valor da sua renda mensal com empréstimos. Além de ter o cuidado de analisar o resultado final do empréstimo, inclusive as taxas de juros anuais e de emissão de fatura, para descobrir se o valor final do empréstimo fica muito além do que realmente o consumidor tem condições de pagar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário