segunda-feira, 26 de março de 2012

Cartão do Sus gera transtornos para cidadãos e críticas de políticos.


Por Francisco Marcelo


Com a Lei estabelecida pelo Governo Federal de que todos os cidadãos, usuários de hospitais e postos de saúde públicos, só terão acesso aos serviços com a apresentação do cartão do Sus, muitas pessoas estão buscando a secretaria de saúde de seu município para solicita-lo gerando filas e transtorno.

Em Feira de Santana não esta diferente e as filas que o cidadão enfrenta para ter seu cartão são cada vez mais longas, começando às 4h da madrugada e com um agravante, são entregues poucas senhas por dia, o que não atende a todos que se submetem a espera. De acordo com a professora Bernadete Pondé, que necessita do atendimento semanal no posto de saúde de seu bairro, a exigência do cartão a obrigou a enfrentar filas sem nem o dia ter começado com a esperança de conseguir senha para o atendimento. Tem sido um sacrifício para mim estar nessa situação e tudo por uma falta de planejamento, por falta de organização, falou.

Também para o vereador Luiz Augusto de Jesus (DEM), faltou um planejamento e maior atenção com os usuários do sistema público de saúde. "Não podemos permitir que pessoas passem por estas humilhações... Antes da exigência do cartão era preciso estabelecer postos de atendimento específicos e organizar um mutirão com profissionais devidamente treinados para o atendimento, explicou.

Com o objetivo de amenizar todos estes transtornos, o Governo Municipal estabeleceu que as pessoas que já possuem cadastro no sistema de Saúde Digital serão automaticamente encaminhado para confecção do Cartão SUS. Com isso, todos os que já foram atendidos, nem que seja uma única vez, em postos e unidades de saúde do município, terá facilitado o processo de inscrição.

Segundo o secretário de Saúde, Getúlio Barbosa, a medida foi tomada para melhorar o fluxo de informações e não prejudicar os usuários do Sistema Único de Saúde de Feira de Santana. "Estamos nos esforçando para que ninguém fique sem o devido atendimento, principalmente aqueles que estão com procedimentos agendados. Quem já foi atendido em uma das unidades de saúde informatizadas não precisará enfrentar filas, pois serão utilizados os dados pessoais que constam no sistema de Saúde Digital", explica.

O sistema já conta com mais de 500 mil cadastros de usuários. Destes, faltam cerca 200 mil pessoas terem o seu cartão do Sus solicitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário