quinta-feira, 10 de maio de 2012

15 minutos e nada mais



Por Letícia Felix

O feirense que necessita resolver serviços bancários precisa de muita paciência até ser atendido nos bancos. Grandes filas e poucos caixas definem o cotidiano de pessoas que constantemente precisam de atendimento nas agências.
Mesmo com leis que defendem o consumidor limitando o horário máximo em 15 minutos de espera nas filas, a situação vista nos bancos é bem diferente, assim como conta a estudante Jéssica Santos. “Cheguei aqui mais ou menos às 14h15. Já são 15h30 e ainda não fui atendida, sendo que ainda tem muita gente na minha frente”, desabafou.
João Santana, funcionário que faz serviços bancários constantemente para a empresa em que trabalha, também relata situações parecidas. “Sempre que venho fazer algum pagamento para a empresa que eu trabalho, perco muito tempo. Fico aqui no banco mais ou menos 2 horas. Já cheguei a ficar quase 3 horas esperando.”
O Procon, órgão especializado na defesa do consumidor realiza fiscalizações constantes nas agências, mas é necessário que o consumidor faça denúncias quando estiver tendo o seu direito violado, podendo utilizar o telefone (75) 3603-2800.

A força da mulher



Por Tâmires Ribeiro

 De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) as diferenças de inserção no mercado de trabalho entre homens e mulheres foram reduzidas em 2011, com as mulheres aumentando sua participação em todas as formas de ocupação. Em 2003, por exemplo, a proporção de homens com carteira assinada no setor privado era de 63,3%, enquanto as mulheres eram de 37,7%, uma diferença de 24,7pontos percentuais. Em 2011, essas proporções foram de 59,6% e de 40,4%, fazendo com que essa diferença diminuísse para 19,1 pontos percentuais.
O maior crescimento de participação feminina foi observado no emprego sem carteira no setor privado: (diferença de 26,9 pontos percentuais em 2003) (63,5% homens e 36,5% mulheres.) “Sempre fiz questão de trabalhar, ter o meu dinheiro e ser independente, ou seja, comprar o que eu quiser”, afirma Carmelita Bonfim merendeira escolar.  
Autonomia, liberdade de expressão, são palavras que afirmam que as mulheres não ficam mais presas ao lar e nem suas ideias são sufocadas. Hoje comandam universidades, escolas, cidades e até a presidência da república.
“Cresci vendo a profissão de meu pai e gostei tanto que aprendi e hoje trabalho na área de construção civil. Por enquanto sou ajudante de pedreiro, sofro algumas discriminações, mas as enfrento e sigo em frente”, relata Fernanda Santos ajudante de pedreiro.

INTOXICAÇÃO ALIMENTAR E A FOLIA

Por Lara Lima

A micareta da cidade de Feira de Santana está para começar, aumentando a frequência das refeições fora de casa e o perigo da ingestão de alimentos estragados. De acordo com a Secretária de Vigilância Sanitária de Feira de Santana (SVS), 27% dos casos de intoxicação alimentar entre os anos de 2009 e 2011 ocorreram no período da micareta “Houve um grande índice de intoxicação alimentar relacionados a alimentos como cachorro-quente, churrasquinho e hambúrguer”, afirma a coordenadora da Secretária de Vigilância Sanitária, Kerssia Leal.
Uma das primeiras recomendações de nutricionistas é observar as condições de higiene em barracas ou em outros locais que forneçam alimentos para não ocorrer infecções alimentares “Há uma variedade de produtos de aparência bem duvidosa, então, fique atento. Na dúvida, não compre.”, alerta a nutricionista, Valéria Dias.
Apesar de existir uma inspeção da Secretária de Vigilância Sanitária um mês antes da festa e palestras para os barraqueiros sobre as práticas de alimentação, há um desinteresse por parte dos vendedores “É feito um grande trabalho pela Secretária, mas a conscientização dos vendedores é muito baixa”, relata Graziela Ribeiro Vinhas, engenheira de alimentos da SVS.

TUDO IGUAL NO MUNDO DA MODA

Por Lara Lima

A acessibilidade rápida da informação promove uma padronização no modo de se vestir. As pessoas usam as mesmas coisas gerando uma “normose”. De acordo com a psicóloga, Alzeni de Oliveira, todo mundo quer se encaixar num padrão. “A angústia de não ser o que os outros esperam de nós gera bulimias, depressões, síndromes do pânico e outras manifestações de não enquadramento”, afirma a psicóloga.
A maioria das pessoas tem medo de sair fora desse padrão criado, medo de errar e não pertencer a um grupo. “Só uso o que está na moda quando tá na moda”, ressalta Camila Oliveira, estudante.
Na opinião de Anne Caroline, design em bijuterias, a rapidez de informação tem vantagens e desvantagens “ A desvantagem é que as pessoas conseguem a informação muito rapidamente, então o "segredo" de uma tendência dura muito pouco, é difícil conseguirem pegar um elemento daqui e outro dali transformando em algo seu. A vantagem é que isso faz com que as pessoas consigam “entrar no estilo” com mais facilidade”, conclui a design.

PÁSCOA – RESSURREIÇÃO DE CRISTO

Frequentadores da igreja não sabem o sentido real da Páscoa.

Por Miralda Carvalho
Para o Padre Raimundo de Oliveira, este desconhecimento do povo se dá em função da falta de orientação dos pais; na falta de critérios com que educam os filhos. “Faz-se necessário mostrar aos filhos, desde tenra idade, que Jesus é o ponto de partida de nossas vidas, para qualquer que seja o caminho a seguir”, disse ele.
A Páscoa para os cristãos é uma data comemorativa da ressurreição de Cristo, ou seja, quando Ele passa da morte para a vida.
O significado da Páscoa remonta de eras longínquas, quando do êxodo do povo de Israel do Egito, pelo mar vermelho; a viagem pelo deserto em busca da terra prometida. A partir daí, toda família hebreia deveria comemorar este feito anualmente, para lembrar-se da libertação da escravidão egípcia e do pecado. Daí, dar-se o nome de Festa da Libertação.

Segundo Dom Raimundo de Oliveira, vigário da Paróquia de Santa Luzia, a Páscoa é a data magna da igreja, visto que revivemos e reverenciamos a morte para a vida eterna de Jesus, com a sua ressurreição. Muitas são as datas celebradas pela igreja católica, entretanto, esta é a mais importante. ”A simbolização da morte de Cristo, sensibiliza e muito os cristãos, rememorando a dor e sofrimento de Jesus, que padeceu em prol da salvação de todos”, disse ele.

Conforme o pároco, muitos são os símbolos da Páscoa, mas a do ovo é o mais praticado. O ovo traz a ideia de início de vida, passando assim, a simbolizar a ressurreição, como o nascimento de Jesus para uma nova vida. A igreja aderiu ao coelho, por ser um animal de grande fertilidade. Este é o símbolo mais popular, levando-se em conta o propósito que ela firmou com sua missão de levar ao mundo a palavra de Deus, tornando-se fecunda. Sendo assim, a imagem do coelho traz o simbolismo do poder da Igreja de produzir novos discípulos. Para os cristãos, o cordeiro é o próprio Jesus que foi sacrificado para nos salvar.

Em entrevista a algumas pessoas que estavam dentro da Igreja Católica, umas foram categóricas em afirmar que a Páscoa simboliza o nascimento de Cristo, para outras a Páscoa simboliza o Coelho e o ovo de Páscoa com chocolate.

BR 324- Sinalização para a vida

Por Tâmires Ribeiro

 Placas de sinalização dificultam a visibilidade dos moradores de Amélia Rodrigues no Km 544 da BR-324.Além das barras de ferro colocadas ao longo da BR as placas também atrapalham quem necessita atravessar a pista.

“Para poder enxergar se vem carro ou não, temos que ficar bem atentos e próximos à estrada, correndo o risco dos carros invadirem o acostamento e nos atropelar”, afirma Elizângela Santos, moradora da cidade.

Apesar das melhorias feitas na BR, ainda há muito a fazer, principalmente quando crianças, jovens e idosos necessitam se deslocar de um lado para o outro da cidade. Melhorias no pavimento, acostamento, sistemas de drenagem, sinalização, são serviços que favorecem mais segurança aos condutores.

Grande parte dos acidentes rodoviários acontece nas travessias de zonas urbanas ou em curso de urbanização, com predominância de acidentes com pedestres. O volume de tráfego, a ausência de semáforos, a velocidade praticada, faz com que seja extremamente perigoso para um pedestre atravessar a estrada, informa o site vias seguras (www.vias-seguras.com/).

“E o que está sendo feito para diminuir o índice de atropelamentos, será preciso mais mortes para solucionar os problemas? Cadê as passarelas?” questiona Maria Lucia dos Santos.

A população está indignada com a falta de atenção aos moradores. Os diversos pedidos feitos e protestos realizados até hoje não resultaram ações efetivas por parte do governo. A falta de passarelas e redutores de velocidade ainda gera acidentes e mortes. Caso os órgãos competentes não façam nada, a população ameaça remover as placas, afirmam moradores.


CAPS: REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE MENTAL

Resgate para a cidadania 

Por: Tâmires Ribeiro

O CAPS de Amélia Rodrigues possibilita aos pacientes com transtornos mentais um ambiente em que os usuários convivam como pessoas normais. A equipe não usa roupas hospitalares para manter um clima mais agradável.

“Sofro de distúrbio bipolar e depressão, antes minha vida era um inferno, mas hoje sou outra pessoa, amo o CAPS, para mim eles são como uma família e sem eles não consigo viver” relata Norma Vasconcelos usuária do serviço.
Criado para ser substitutivo as internações em hospitais psiquiátricos o CAPS é um Centro de Atenção Psicossocial um lugar de referência e tratamento para as pessoas que sofrem com transtornos mentais. Através da inserção social pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício de direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários essas pessoas poderão ter uma nova chance de participar da sociedade.
Segundo a coordenadora do CAPS I Natecia Cardoso, o sistema atende pessoas que por algum motivo há impossibilidade de viver e realizar seus projetos de vida. São, de preferência, pessoas com transtornos mentais severos e/ou persistentes incluindo os transtornos relacionados às substâncias psicoativas (álcool e outras drogas) e também crianças e adolescentes com transtornos mentais. Para ser atendido a pessoa pode procurar por esse serviço ou ser encaminhado pelo Programa de Saúde da Família ou por qualquer serviço de saúde. Pode ir sozinha ou acompanhada, devendo procurar, preferencialmente, o CAPS que atende à região onde mora.

Os projetos desse serviço muitas vezes ultrapassam as barreiras físicas, pois há a preocupação com o sujeito, sua singularidade, história, cultura e o seu cotidiano. A prova está estampada nos rostos dos pacientes. “Já tentei suicídio, mas depois que conheci o CAPS, a minha vida mudou. Sofro de depressão, mas com a ajuda da família CAPS, estou enfrentando minhas dificuldades”, disse Maria Hidália que já é usuária do serviço há dois anos.

O serviço tenta fazer com que os seus pacientes se sintam a vontade, para conviver como pessoas normais, e não vivam presos, mas sim inseridos na sociedade. A cidade de Amélia Rodrigues apresenta 500 usuários cadastrados. Com uma equipe composta por um grupo de diferentes técnicos de nível superior e de nível médio.






LER: DOENÇA DEGENERATIVA

Por Miralda Carvalho

A LER (lesão por esforço repetitivo), é uma doença degenerativa que ataca em princípio os membros superiores, afetando os músculos, os nervos e tendões, causando irritação e inflamação.

Segundo Osmar de Oliveira – ortopedista, já há uma novidade, que será a grande saída para todas as patologia ortopédicas superficiais e em nível de tecidos moles, que é a Mesoterapia; técnica que nasceu e foi desenvolvida na França pelo Dr. Michael Pistor. Ele diz ainda que vê a médio e longo prazo a possibilidade de chegarmos à cura da LER/DORT, que depende de alguns estudos médicos, fisioterápicos e a conscientização dos trabalhadores de como adquirir a LER/DORT.

Uma das causas de aposentadoria e indenização pelas empresas é a Ler, conforme especialistas da área de neurologia, reumatologia e ortopedia.
Seus principais sintomas são: dor, edema e limitação, as quais podem ser classificadas como: de forma grosseira, leve, moderada ou severa e, cada uma delas tem um tratamento diferenciado.
Faz-se necessário hoje, além do tratamento físico instituído, também, apoio psicológico, pois, são comuns patologias de caráter crônico. Com o avanço da doença, surgem novas técnicas fisioterápicas e o uso de órteses, havendo a possibilidade de cura. 

Conforme declaração de Lara Nunes, portadora de Ler/Dort, ela descobriu o problema, sentindo muitas dores no punho e um certo incômodo muscular. Procurando um médico ortopedista, este detectou a Ler em estado avançado. Com tratamento terapêutico e fisioterápico, ela se diz não curada, mas bem melhor.

LIXO: PROBLEMA SÉRIO EM FEIRA DE SANTANA


Por Miralda Carvalho

A população de Feira de Santana reclama do acúmulo de lixo deixado nas esquinas da cidade. O povo é responsável pela sujeira, lugar limpo é sinal de povo sadio, conforme o supervisor de resíduos finais, (compactamento e cobertura), do Aterro Sanitário de Feira de Santana.
Segundo Cláudio Vasconcelos, funcionário da prefeitura, quando se fala em lixo, imediatamente vem à mente a lembrança de insetos e animais nocivos à saúde, como: ratos, baratas, moscas e formigas.
Para o supervisor, inexiste o fator educação, visto que a população contribui com a sujeira da cidade. “A sujeira está associada à cultura do povo. Falta  compreensão no sentido de que a cidade limpa traz saúde à população”, disse. Afirmou o mesmo que Feira de Santana entrará na lista das cidades mais limpas do estado, visto que está trabalhando no sentido de mudar o pensamento da população, com orientadores ambientais trabalhando de casa em casa com essa finalidade.
Para Manoel Ferreira, morador do bairro da Conceição II, por ser Feira de Santana uma cidade que recebe gente de todo lugar, gente boa e ruim, ficando difícil controlar onde eles devem jogar o lixo.
A prefeitura faz a parte que lhe cabe que é mandar carros para arrecadar o lixo, agora, “se o povo joga nas esquinas das ruas, sem nenhum respeito aos demais moradores, este já passa a ser um caso de polícia” disse:
Para Raimunda Moreira Braz, moradora no bairro da Conceição II, o carro do lixo passa nos dias determinados. “eu coloco o lixo na porta todo dia porque dentro de casa fica com o cheiro ruim”. Aqui é como se diz: “se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”, então é melhor deixar na porta, mesmo correndo o risco de animal mexer nos sacos.



Saiba como combater o Câncer do Colo Uterino

Estudos recentes mostram uma forte ligação entre a infecção genital pelo papiloma vírus humano (HPV) e o câncer do colo uterino. O HPV está presente em mais de 99% das células destes tumores.
Por Juliana Figueiredo
Existem mais de 200 tipos de HPV, sendo que aproximadamente 15 deles são considerados de alto risco e estão relacionados com o câncer do colo uterino. Segundo a doutora Rita Cristina Carvalho Rios Ginecologista e Obstetra e também Coordenadora Municipal do Programa de Assistência Integral a Saúde da Mulher (PAISM), no município de Feira de Santana, informa que a prevenção do câncer de colo uterino deve ser realizada através dos exames de colposcopia e papanicolaou rotineiramente, uma vez ao ano, a partir do início da atividade sexual. “A segurança é de praticamente 100% quando realizados esses dois exames em conjunto”.
Manifestação da doença- Papilona Vírus Humano o HPV, quando atinge o colo uterino pode provocar alterações, que se não forem diagnosticadas e tratadas podem, com o tempo (em torno de cinco anos), causar câncer de colo uterino. Algumas lesões, como as verrugas externas podem ser visualizadas a olho nú, porém na maioria das vezes as lesões são pequenas e são detectadas através do exame de colposcopia, onde o médico utiliza um aparelho (colposcópio) que aumenta a imagem, podendo assim identificar as lesões e realizar biópsia (retirado de um fragmento pequeno) para fazer o diagnóstico anátomo patológico (através do microscópio). O parceiro sexual também deve ser investigado através do exame de peniscopia. A captura híbrida é um dos exames mais indicados para diagnosticar o problema. Ele detecta a presença ou não do vírus, e sabermos que tipo de vírus está presente: o HPV oncogênico (que pode causar o câncer) ou o HPV não oncogênico (que não tem potencial maligno).
Exames para identificação do vírus- Um dos principais objetivos do exame de colposcopia é a detecção inicial da infecção por HPV, para que a paciente seja tratada, impedindo assim o desenvolvimento, com o passar do tempo, do câncer de colo uterino. Papilona Vírus Humano (HPV) é um vírus que acomete o trato genital inferior (vulva, vagina e colo do útero) causando lesões micropapilares (bolhinhas) ou verrugas. Em geral não apresenta sintomas específicos. A principal forma de transmissão é a sexual, porém admitem-se outras formas ainda não esclarecidas. É importante lembrar que a doença pode ficar latente, ou seja, aparecer após vários anos do contato.
A infecção pelo HPV é muito comum, cerca de 50% a 80% das mulheres sexualmente ativas serão infectadas por um ou mais tipos de HPV em algum momento de suas vidas. Estudos epidemiológicos mostram que apenas uma pequena fração (entre 3% a 10%) das mulheres infectadas com um tipo de HPV de alto risco de câncer desenvolverá câncer do colo uterino. Ainda assim, o câncer do colo uterino é uma doença de alta prevalência no Brasil. A sua incidência torna-se evidente na faixa etária de 20 a 29 anos e o risco aumenta rapidamente até atingir seu pico, geralmente, na faixa etária de 45 a 49 anos.
De acordo ainda com a médica, esse exame é colhido através de uma escovinha que é passada no local da lesão e colocado em uma solução para ser analisada no laboratório. “Por se tratar de um vírus, o tratamento do HPV não é tão simples, como tomar um remédio para matar fungos (como, por exemplo, na candidíase). O tratamento envolve a destruição de todas as lesões causadas pelos vírus, e isso pode ser feito através da destruição química (agentes químicos), ou através da destruição física (eletrocauterização)”, afirma a doutora Rita Rios.
Ela informa ainda, que o fundamental é que o tratamento seja feito sobre visão colposcópica, para que sejam destruídas todas as lesões, com uma margem de segurança. Após o tratamento, a paciente é considerada curada se não apresentar mais as lesões. “Por isso, inicialmente é necessário um acompanhamento rigoroso através de colposcopia e papanicolau a cada três meses, e posteriormente, a cada seis meses Algumas vezes é necessário complementar a investigação com captura híbrida, lembrando que mais importante é saber se as lesões (identificadas através da colposcopia) não voltaram”, conclui.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), é o segundo tumor mais frequente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Por ano, faz 4.800 vítimas fatais e apresenta 18.430 novos casos. Prova de que o país avançou na sua capacidade de realizar diagnóstico precoce é que na década de 1990, 70% dos casos diagnosticados eram da doença invasiva. Ou seja: o estágio mais agressivo da doença. Atualmente 44% dos casos são de lesão precursora do câncer, chamada in situ. Esse tipo de lesão é localizada em mulheres diagnosticadas precocemente, se tratadas adequadamente, têm praticamente 100% de chance de cura. Para 2012, o Inca estima 17.540 novos casos.
Prevenção- A transmissão do HPV genital ocorre através da relação sexual, ou através do contato direto com a pele contaminada. Por este motivo, o uso de preservativo na relação sexual diminui o risco desta transmissão, consequentemente, reduzindo também a incidência do câncer de colo uterino. Outras medidas que fortalecem a imunidade, como não fumar, providências anti-stress e boa alimentação também são importantes e, logicamente, realizar os exames preventivos (colposcopia e papanicolau) anualmente.


quinta-feira, 3 de maio de 2012

Por: Laísa Melo




Projetos do CUCA valorizam o teatro em Feira de Santana


O teatro ainda não tem o reconhecimento que ele merece em Feira de Santana. Mas também deixou de ser desvalorizado. A produção teatral local ganhou um caráter profissional. Acontecem pesquisas, elaborações antes das apresentações dos espetáculos, que é uma reunião de ações. Figurinista, costureira, cenógrafo, técnico de luz estão envolvidos nestes processos.
Segundo Jacy Queiroz,atriz e coordenadora das oficinas de teatro do Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), o público de Feira de Santana já começa a entender que teatro não é brincadeira, e está maior do que nos anos anteriores. E ainda completa dizendo: “ o público feirense ainda não é grande o suficiente para que o ator seja só ator e viva disso. O teatro em Feira de Santana é um dos mais baratos do mundo, com meia promocional de R$10,00, às vezes R$8,00. Isso é uma forma de atrair o público.”
O CUCA oferece oficinas de teatro nos níveis infantil, adolescente e adulto. E tem também oficinas específicas como linguagem, dramaturgia corporal, jogos teatrais. É oferecido um leque de opções à comunidade feirense.
Recentemente dois espetáculos para o público adulto trouxeram para os palcos do CUCA o trabalho de alunos que passaram pelas oficinas: “A Cartomante” e “ O Justo”, do projeto Conto em Cena.
O público infantil também é muito valorizado. Há 8 anos acontece o “Domingo tem Teatro”, que estimula a formação de platéia com peças para os futuros admiradores do teatro. Nos últimos meses, os pequenos se divertiram com os espetáculos”Os Cigarras e os Formigas” e “As Rimas de Catarina”, também encenados por atores que passaram pelas oficinas do CUCA.


Série - Marketing Político

Marketing Político II
Por Xiko Melo
Origem
Desde quando surgiu no seu formato moderno na campanha do General Eisenhower, nos Estados Unidos, em 1952, até hoje, podemos observar a generalização do uso e a sofisticação crescente da atividade, que se transformou no mais eficiente instrumento eleitoral das democracias contemporâneas e na mais bem sucedida forma de difundir idéias.
No Brasil, se confunde o marketing político com a propaganda eleitoral. Na verdade, a propaganda eleitoral gratuita é a última fase de um trabalho muito mais amplo e complexo. O marketing político não é só propaganda e defini-lo é complicado, mas podemos afirmar que o marketing político é um conjunto de procedimentos e técnicas, utilizando pesquisas qualitativas e quantitativas, para avaliar os humores, variações do eleitorado para, a partir daí, encontrar o melhor caminho.
Eleição após eleição, muitas novidades surgiram. No início os grandes avanços foram a promoção de apenas uma proposta por aparição ("Unique Selling Proposition" - USP) e a propaganda negativa (ataque a outros candidatos).  Depois, vieram os debates e com a segmentação do eleitorado, vimos às peças publicitárias dirigidas a minorias.
O político está virando um produto do marketing, ou “que os marketeiros estão despolitizando a eleição”. Bem, um político virar um produto, não é o caso, mas torná-lo uma marca, isso vem sendo feito.
Não podemos afirmar que um político é igual a um sabonete, mas as técnicas de marketing utilizadas podem ser semelhantes. Um sabonete, para o consumidor, não significa apenas uma barra de saponáceo para higiene corporal, assim como um candidato tampouco significa para o eleitor apenas uma pessoa isolada. A técnica sempre estará a serviço das vantagens, dos projetos, do seu conteúdo, criando assim uma embalagem que deve sempre falar o que realmente o produto tem de melhor. (Quando as têm, as contra-indicações normalmente são ditas pelo opositor). É claro que quando se adquire um produto que não corresponde ao anunciado, todos temos o direito de devolvê-lo, como foi o impecheament do Collor, ou mesmo não votando mais no político enganador.
Elevar do marketing ao topo da pirâmide de poder político é um equívoco, no entanto, se bem utilizado tende a ser confundidos com seus próprios objetos, tal é a relação íntima que se estabelece entre estratégia de marketing e propósitos do cliente.
O trabalho é criar uma boa embalagem para um bom produto, afinal, você já viu anúncio de classificados de venda de carro em que diz “vendo Chevete 79 todo enferrujado, sem documento e com os faróis quebrados”? Ora, sejamos realistas. Todos nós temos defeitos e virtudes, e na vida real não existem mocinhos e bandidos, todos nós temos nossos momentos de vilão e de herói, isso é normal. O grande segredo no marketing atual é justamente isso, não esconder a verdade, é mostrar para todos que aquele político é um ser humano, que mostra com entusiasmos suas virtudes, mas principalmente não esconde seus defeitos e os enfrenta com coragem.

"Um príncipe sábio deve observar modos similares
e nunca, em tempo de paz, ficar ocioso”
Nicolau Maquiavel em 1513